RESPECT

sábado, 23 de maio de 2015

#RESPIRAÇÃO


Nas artes marciais a importância da respiração é amplamente conhecida. O kiai, o grito emitido ao desferir um golpe contra um oponente, potencializa a força física -- um efeito semelhante ao das máquinas pneumáticas. A maioria das práticas meditativas consiste em tão-somente respirar lenta e conscientemente. Mestres experientes garantem que a respiração consciente traz serenidade, vigor físico e mental e amplia a sensibilidade e a percepção. Alguns chegam a desenvolver poderes extra-sensoriais através da prática diligente de exercícios respiratórios ou mesmo poderes de cura.

Segundo o Sistema de Arte Marcial Russa, existem 07 (sete) princípios:

1-NARIZ E BOCA
Devemos sempre inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Inspirando pelo nariz o corpo tem mais controle sobre o volume e velocidade da entrada do ar, ao mesmo tempo que filtra e regula a temperatura do ar inspirado.Expirando pela boca a saída do ar é mais confortável e relaxante.

2-LIDERANÇA
A inspiração/expiração deve sempre anteceder uma ação física. Respiração e atividade física são um processo unificado, no entanto a respiração é o componente mais importante.Depois de uma das ações da respiração começar é que a ação física "acompanha". A respiração guia por assim dizer a ação física.

3-SUFICIÊNCIA
Deve-se inspirar apenas o ar que necessitamos para a atividade que estamos fazendo no momento, nem mais nem menos.

4-CONTINUIDADE
A respiração nunca deve ser parada ou interrompida. Deve-se inspirar e expirar continuamente.

5-O PÊNDULO
O ciclo respiratório deve ser completo e funcionar como um pêndulo que naturalmente oscila constante e com a mesma freqüência.

6-INDEPENDÊNCIA
Nenhum movimento é dependente de uma das fases na respiração. Todos os movimentos devem ser feitos independentemente de se estar inspirando ou expirando.

7- SEM TENSÃO
Os músculos e o corpo têm que estar relaxados a todo o tempo.

Há ainda dois princípios um deles é o da RESPIRAÇÃO AUDIVEL deste modo você faz sons suaves ao inspirar e expirar e com isso consegue prestar mais atenção a continuidade da respiração, também auxilia a superar os bloqueios de respiração em momentos de dor ou em áreas de estresse. O outro principio muito especial que foi introduzido por Mikhail Ryakbo e que se chama DIVIRTA-SE. Não seja fanático, sorria enquanto experimenta os teus limites.

Folego é vida , aprenda a respirar ou morra ! Todos sabemos nos amassos e  na caçada ao oponente sem oxigênio sou cavalo paraguaio, mas com a corrente de respiração correta ganho energia e qualidade em meus movimentos , aumento minha força e equilibrio , por isso , sorria e respire .


Nenhum comentário:

Postar um comentário